home Notí­cias PIB brasileiro cai 1,7% no terceiro trimestre de 2015

PIB brasileiro cai 1,7% no terceiro trimestre de 2015

Mais um número ruim para o governo brasileiro e principalmente para a população, o IBGE divulgou o resultado do terceiro trimestre de 2015 e o número veio 1,7% menor na comparação com os trimestres anteriores.

É o terceiro recuo sucessivo, fato que não ocorria desde 1996, esse fato por si só demonstra que a “marolinha” pregada pelo ex-presidente Lula está longe de passar, e pior, se agrava a cada dia mais tornando-se uma fonte de preocupações para os gestores da economia brasileiro e para os brasileiros em geral.

 

 

A indústria teve uma retração de 1,3% no terceiro trimestre, na comparação com o período de Abril e Junho desse ano a industria caiu ainda mais chegando a 2,6%, nem mesmo a agricultura, setor sempre em alta, conseguiu se sair bem nesse trimestre e teve uma retração de 2,4%.

As exportações, fonte de entrada de dólares para o país, também apresentou uma retração de 1,8% e as importações recuo de 6,4% o que reforça a desaceleração do consumo interno, seja por bens de consumo como por compra de máquinas para a indústria.

Todos esses fatores também contribuem para a redução na arrecadação de impostos, o que tem feito muitos governadores e prefeitos ficaram de “cabelos em pé” pois no caso dos estados, principalmente, a grande fonte de alimentação da máquina administrativa provém do ICMS, o qual, tem redução devido ao baixo consumo de bens e mercadorias.