home Finanças Pessoal, Investimentos 10 conselhos para você ter sucesso e mais dinheiro

10 conselhos para você ter sucesso e mais dinheiro

Um patrimônio nâo surge de um dia para o outro, mas pode ser construído, nutrido e preservado, afirma o consultor Jeff Ladouceur, colunista do Business Insider.

 

Jeff Ladouceur passou 16 anos aconselhando famílias bem-sucedidas e afortunadas nos Estados Unidos. Esses indiví­duos, segundo ele, trabalharam a maior parte da vida para serem os melhores no que fazem e também, para trazerem o mesmo talento na administração de suas finanças.

Ladouceur afirma que um patrimônio não surge de um dia para o outro, mas pode ser construído, nutrido e preservado. Com base nos conhecimentos e na experiência do consultor, ele cita uma lista com as principais estratégias para construir e aumentar sua riqueza:

 

 

Pense como um empresário

Indivíduos empreendedores vão no sentido contrário das abordagens tradicionais, aceitando novas técnicas e tomando riscos conscientes.

Empresários sabem que as regras mudam constantemente, e que o mesmo acontece na hora de construir riquezas. Por isso, para obter sucesso financeiro, tenha vontade em aprender, contrate os certos especialistas e determine objetivos claros e específicos para que suas atitudes e estratégias estejam de acordo com a conquista final.

Faça perguntas inteligentes e insista nas respostas

Não tenha medo de fazer as perguntas difíceis e de perguntar aquilo que não sabe. A si mesmo, pergunte: Eu tenho o suficiente para bancar o meu atual estilo de vida? O que acontecerá com a minha família caso algo aconteça comigo? A minha riqueza está tendo o impacto que eu imaginava? Estou sentindo falta de algo?

Já ao seu consultor, pergunte se ele é capaz de te auxiliar com as respostas das perguntas acima e como seria o pagamento por seus serviços. Quando essas perguntas estiverem respondidas, você estará melhor informado e ganhará confiança em si mesmo, no seu consultor e nas táticas que serão utilizadas para alcançar o sucesso.

Defina sucesso e depois faça de tudo para alcança-lo

Tire um tempo para você (e seu conjugue) definirem, priorizarem e acordarem em objetivos específicos para o futuro, como por exemplo, um estilo de vida que será levado adiante.

Isso pode soar um pouco clichê, mas os nossos clientes que estabeleceram metas conseguiram agir mais rápido, fazer melhores decisões e obter melhores resultados em comparação com seus colegas de trabalho. Tomar medidas de acordo com um objetivo pré-estabelecido é indispensável, pois determina os benchmarks que são relevantes e importantes para você e sua família.

Trace um plano

Pode parecer óbvio, até porque a maioria dos especialistas afirma que se programar é fundamental para alcançar seus objetivos financeiros, mas estabelecer uma meta e esqueçe-la não é considerada um plano.

famílias bem-sucedidas constroem planos que são inteligentes, focados, dinâmicos e úteis. Os americanos ricos, por exemplo, passam em média 15 horas por semana pensando sobre seus planejamentos e objetivos, ao passo que o restante da população dos Estados Unidos gasta apenas nove horas.

Se ter sucesso financeiro é importante, então esse será um tempo bem gasto.

Rastreie o seu dinheiro

Pela minha experiência, as pessoas tendem a subestimar os seus gastos em 25% e às vezes, em até 50%. Além disso, elas costumam poupar menos do que acham que poupam ou então, uma quantia inferior ao que deveriam para alcançar objetivos futuros.

Outro fato ainda mais alarmante encontra-se nas reservas, que são, em sua maioria, baixas e podem não ser o suficiente para cobrir uma emergência.

É fundamental priorizar a liquidez e automatizar o pagamento de contas e direcionamentos para poupanças. Adquira também, o hábito de verificar constantemente os relatórios do fluxo de caixa, para que você tenha uma visão mais ampla do que precisa ajustar no seu plano, e administre melhor o seu capital.

Invista com uma finalidade

famílias empreendedoras vão além do portifólio tradicional, uma vez que preenchem suas carteiras de investimento com fundos de índice variados.

Elas isolam ativos por objetivo ou finalidade, e não investem somente com a intenção de alcançar um determinado benchmark, mas também para chegar a um resultado específico, como aumentar a renda em US$ 100 mil ou acumular US$ 2 milhões para financiar um novo negócio.

Pela ideia de que um único portifólio não consegue se adaptar a todos os propósitos, a alternativa é a diversificação de carteira, pois abrange setores distintos e pode alcançar os objetivos mais diversos.

Meça o seu sucesso

Estabelecer metas e deixa-las de lado não contribui para que você aumente o controle sobre suas riquezas. Ao invés disso, tenha uma visão clara e organizada de todos os seus ativos, para que você analise como está sendo o seu desempenho e o quanto falta para alcançar seus objetivos.

Ao acompanhar o progresso de suas metas você consegue identificar os desafios, fazer mudanças e ver o sucesso mais rapidamente. Medir é a melhor forma de chegar ao seu objetivo.

Fale sobre dinheiro

famílias bem-sucedidas falam sobre dinheiro, e muito. Elas estabelecem expectativas financeiras para seus filhos e dialogam constantemente sobre lições aprendidas, erros cometidos e buscam as melhores formas para ensinar as crianças.

Ao contrário do que se imagina, essas famílias não especulam, mas aproveitam qualquer oportunidade que aparece para transmitirem o conhecimento que detém, em alguns casos, uma vida inteira de sabedoria acumulada. O resultado disso é a transmissão do sucesso financeiro para diversas gerações.

Democratize as discussões

Os dias das famílias patriarcais, em que o pai de família decidia todas as questões financeiras, estão, ou pelo menos, deveriam estar extintos há muito tempo. famílias afortunadas adotam diálogos democráticos, que incluem dos parentes mais proximas até a Árvore genealógica mais extensa, para tomarem decisões.

Apesar de ser uma abordagem relativamente nova, famílias que Já adotaram esse método mais colaborativo tendem a fazer decisões de investimentos mais balanceadas, conscientes e imparciais.

Contrate um especialista

Além de trazerem mais discussões ao ambiente familiar, indivíduos bem-sucedidos estão rodeados de gestores que auxiliam na administração de seus capitais. Estes são convidados para oferecerem bons conselhos e auxiliarem em decisões importantes, assim como, para introduzirem processos e tecnologias que apoiem uma tomada de decisões mais colaborativa. Esse “membro do conselho” pensa estrategicamente e faz aquilo que precisa ser feito.

A importância de uma ajuda externa é reconhecida pelos afortunados, que sabem da necessidade de uma estrutura e de uma consistência para conseguirem resultados financeiros positivos.